
As manualidades fazem parte da minha vida desde sempre.
Aprendi a bordar ainda criança. Comecei com ponto cruz e bordei muito. Ao longo da adolescência me aventurei nas costuras (tentei fazer minhas próprias bonecas, à mão, porque a máquina de costura da minha mãe não funcionava direito) e depois no biscuit. Já adulta fui explorar a pintura em madeira e as texturas. Nessa época o bordado adormeceu por um tempo.
Um belo dia acordei decidida a comprar uma máquina de costura porque as bolsas de tecido estavam me fascinando e eu queria muito fazer as minhas. Resolvi investir e, aos poucos, trocar o mundo da comunicação e marketing pelo das artes.
Sim, isso é arte pra mim. Existe no coletivo uma tendência a menosprezar a palavra artesanato, mas ela deriva de arte. E arte nada mais é do que expressão. Uma forma de dizer quem eu sou, do que gosto e do que faz sentido pra mim. Geralmente o nosso lado mais genuíno e luminoso.
Comecei a costurar minhas bolsas, e vendi várias. Mas logo uma amiga querida me chamou pra ser sócia dela num atelier de presentes artesanais e personlaizados. Fui. E as bolsas foram pra gaveta.
Depois de 7 anos percebi que meu ciclo no atelier havia terminado e eu precisava seguir. Voltei pra casa e retomei o bordado de forma muito intensa. Acho que precisei compensar seu longo tempo de hibernação. Desengavetei as bolsas e resgatei junto outra vontade de muito tempo: fazê-las com cara de antiguinhas, no modelo que usa fechos da vovó.
Mas, antes dela virarem realidade, ainda fiz um curso de tingimento natural e impressão botânica, que me deixou ainda mais apaixonada pelo antigo, rústico e tudo que traz texturas e me conecta com a essência da mãe terra.
O resultado você confere nas imagens abaixo. Bolsas com fecho da vovó, feitas em algodão com tingimento natural e bordadas à mão (projetos, design e modelagem feitos por mim).
Depois das bolsas outros projetos surgiram – jaqueta jeans, bata, bastidores, painel de parede… e assim o bordado continua comigo. E eu continuo levando ele por onde caminho, com a intenção de mantê-lo vivo, colorido e prazeroso.
Algumas peças – bolsas e bastidores – ainda estão disponíveis (veja abaixo); se quiser adquirir alguma é só entrar em contato – 54 98126.6169.
BOLSAS DA VOVÓ
Feita em lona de algodão tingida de forma natural, com folhas bordadas à mão (tons de rosa e lilás), com fecho da vovó em tom ouro velho. Forro de algodão estampado (poá marrom). Alça regulável, também de algodão tingido. Tamanho aproximado: 20cm x 27cm
CONFIRA AS IMAGENS ABAIXO E VEJA QUAL VOCÊ PREFERE.
VALOR: R$ 260,00
Entre em contato pelo whatsapp para solicitar e combinar pagamento
54 98126.6169
MODELO 1 – BOLSA COM FOLHAS ROSADAS
MODELO 2 – BOLSA COM FOLHAS ESVERDEADAS/OCRES
MODELO 3 – BOLSA COM PAPOULA AMARELA
MODELO 3 – BOLSA COM PAPOULA TOM SOBRE TOM